Quem Somos

A SPE é hoje uma empresa especializada na construção de pontes em concreto armado pré-moldado para solução de transposição de rios e igarapés. Assim sendo, disponibiliza todas as atividades necessárias para este fim: Desde a execução dos estudos iniciais, topográficos, batimétricos e geotécnicos, para a confecção do projeto executivo, até a construção completa da obra de arte especial; dispondo de todo o equipamento requerido como bate-estacas, perfuratriz, caminhões com guindaste e treliças para montagem de superestrutura, além de corpo técnico especializado, com experiência adquirida na realização de mais de 140 pontes, em um total superior á 2.700 metros de comprimento, em mais uma década de atividades somente no Estado do Pará.

Nossos Produtos

A SPE Engenharia desenvolveu um produto inovador para a transposição de Igarapés e rios. São vigas pré-moldadas de concreto armado com comprimentos e medidas otimizadas que formam o “tabuleiro” ou super-estrutura da ponte.

Os esforços do “tabuleiro” são distribuídos para cortinas de concreto armado (meso-estrutura),que possuem dupla função: conter o aterro de encabeçamento e transferir as cargas até as fundações, levando a considerável redução no custo final da ponte.

O peso máximo da viga pré-moldada (7.500 Kg) foi definido para facilitar os processos de transporte e montagem. Com isto é possível utilizar guindastes automotivos disponíveis em cidades próximas ao local da obra com reduzidos custos de mobilização e operação.

O comprimento máximo de 12 metros para as vigas pré-moldadas também facilita e barateia o transporte da fábrica até a obra, utilizando caminhões comuns.

A moldagem das vigas na indústria de pré-moldados permite a utilização de concreto de alta resistência (acima de 40 MPa) com rigoroso controle de qualidade.

Nossos Serviços


A PONTE PRÉ-MOLDADA DA SPE ENGENHARIA se diferencia de outras soluções em pré-moldados por utilizar uma concepção estrutural funcional e econômica, tanto na super como na meso-estrutura aliada à inteligente limitação do peso dos pré-moldados, simplificando a logística de transporte e montagem dos mesmos. É um produto muito versátil podendo ser utilizado em várias situações graças às características próprias citadas a seguir:

A utilização de peças padronizadas formando o “tabuleiro” permite a construção de pontes com diversas larguras, variando a quantidade de peças que são colocadas lado a lado;

Pode-se alargar pontes existentes ou acrescentar passarelas para pedestres e ciclistas;

A utilização das vigas pré-moldadas em vãos sucessivos permite a construção de pontes com comprimentos maiores com a introdução de apoios intermediários;

Quando há coincidência da ponte projetada com uma ponte de madeira existente, pode ser adotada uma solução que evita a construção de desvios ou pontes provisórias de elevados custos. Isto é possível construindo, numa primeira etapa, a fundação e as cortinas em apenas parte da largura da ponte. O tabuleiro pré-moldado também pode ser montado parcialmente. O tráfego pode, então, utilizar esta parte da obra permitindo a construção do restante numa segunda etapa;

A utilização conjunta de outras peças pré-moldadas como guarda-roda e laje de transição possibilita a construção de uma ponte em até 20 dias;

A construção de uma laje de concreto armado sobre as vigas pré-moldadas garante que as cargas do tráfego sejam distribuídas no tabuleiro, que passa a funcionar estruturalmente como grelha. Isto reduz sensivelmente a armadura das vigas pré-moldadas, constituindo uma inovação na utilização conjunta do pré-moldado com o concreto moldado “in loco”. Para que isto seja possível existe na superfície superior da viga pré-moldada uma armadura de espera que faz sua ligação com a laje que é executada posteriormente, garantindo a solidarie do conjunto;

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